segunda-feira, 2 de maio de 2016

Letrando para a Cidadania nas aulas de Educação Física

O presente trabalho foi apresentado no IV Encontro de Educação Para a diversidade na Escola Municipal Vida Nova organizado pela Faculdade Maurício de Nassau em Lauro de Freitas nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2016. 

Trata do plano de ação desenvolvido durante o ano letivo de 2015 na Escola Municipal Engenheiro Gilberto Pires Marinho, tendo como público alvo o primeiro ciclo do ensino fundamental. Com a associação entre o presente e continuo processo de letramento e formação para a cidadania e a oportunização de diversificadas manifestações da cultura corporal direcionado a constituição de movimentos e linguagens em Educação Física.

Justificada pela compreensão de que a comunidade escolar é um espaço em que estudantes e professores podem conviver com diferentes conteúdos, com variadas formas de veículos de expressão cultural, com gêneros textuais distintos e em situações comunicativas distintas. E em paralelo ao processo de Letramento que, segundo Ribeiro (2005), é ampliado, na dimensão educacional, para varias áreas de conhecimento e serve de eixo articulador para todo currículo da educação básica centralizado na relação entre a cultura escolar e a cultura social. Contexto em que a Educação Física, com suas especificidades, apresenta papel fundamental nesse processo.

Com a compreensão da realidade escolar, ou na tentativa de compreender essa realidade, as estratégias utilizadas durante o ano letivo foram: O desenvolvimento de aulas que proporcionou a participação ativa dos alunos, valorizando a vivência em jogos, brincadeiras e alguns fundamentos básicos de formas diversas de praticas corporais em sentido ampliado, mantendo presente a expressão corporal, o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, manifestações oriundas da cultura indígena e afro-brasileira e atitudes inclusivas.

Assim, levando em consideração as vivências nas aulas de educação física, os registros de imagens feitos em aula e a verificação de melhorias nos aspectos comportamental, motor, afetivo e cognitivo foi observado avanços relacionados à ampliação da cultura corporal de movimento de linguagem com significativas contribuições para o desenvolvimento do letramento e da formação para a cidadania e para a valorização da diversidade cultural do Brasil.

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