quarta-feira, 31 de julho de 2019

Função da Educação na Formação do Sujeito

A Educação historicamente assume papel relevante na vida das pessoas por estar vinculada ao mundo do trabalho e à prática social, atualmente, se reestrutura frente às novas tecnologias, às novas perspectivas pedagógicas e às diversidades de realidades, com papel fundamental no processo de informação e formação dos sujeitos.

Amparado pela a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9394/96), a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Caracterizada pela socialização de conhecimentos acumulados pela humanidade que possibilita aos sujeitos alcançarem o desenvolvimento de suas potencialidades, ao longo da vida, pois o principio básico da educação é a formação integral para a vida no mundo, ou melhor, a vida em sociedade. Compondo um conjunto de experiências de caráter social que contribui para grandes transformações individuais e coletivas importantes para o desenvolvimento da identidade e autonomia, para a formação da consciência crítica e para ampliação da visão de mundo. Dessa forma, segundo Edgar Morin (1990), o papel da educação é ensinar a enfrentar a incerteza da vida, em outras palavras, o papel da educação é de instruir o espírito a viver e a enfrentar as dificuldades do mundo.

Nas ultimas décadas mudanças profundas ocorreram em escala mundial, entre elas o avanço da tecnologia de informação e a globalização, ampliando exigências da sociedade em questões que envolvem a educação sintetizando a busca pela qualidade, entretanto, paradoxalmente, cada vez mais as políticas de estado restringem o financiamento de atividades especificas das instituições educacionais, especialmente em países como o Brasil. Um país em que as desigualdade sociais, o desemprego, a pobreza, a fome, a violência, a desestruturação das famílias e pouca de valorização da educação aliado a problemas ambientais torna o cenário educacional tão complexo diante da diversidade de contextos que os sujeitos estão inseridos.

Dessa forma, consciente da complexidade que envolve o processo educativo e de que a educação é um dever compartilhado entre a família e o Estado é importante que os sujeitos, em sua formação para a vida, possam ler criticamente a sociedade e participar dela atuando para, na medida do possível, melhorá-la buscando a valorização e a apropriação de conhecimentos aliado a ações políticas-administrativas em prol do desenvolvimento continuo de educação com qualidade e que contemple a diversidade dos sujeitos de forma equitativa e efetiva.

Autor: Marielson Nascimento Alves 
(Prof. Especialista em Educação Física, Desporto Escolar e Artes Marciais)

Turma que concluiu o Ensino Médio em 2018 no Colégio Estadual Edson Carneiro.

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