sábado, 30 de janeiro de 2016

Cultura Indígena: Vivências nas aulas de Educação Física

A cultura indígena sempre esteve presente em nosso país e influência constantemente as tradições do país. Considerando sua importância acreditamos que a escola tem que estar constantemente em contato com as tradições brasileiras, eis uma possibilidade de inserir no currículo escolar os elementos da cultura indígena através da Educação Física. 

A Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008 foi sancionada, e obriga as escolas incluir elementos da cultura indígena no currículo escolar tanto na rede particular quanto pública.

Essa exigência é uma iniciativa rica em conhecimentos relativos ao resgate cultural no ambiente escolar, propiciando aos alunos maiores oportunidades de conhecer o processo de construção do país, bem como compreender e identificar elementos da cultura corporal característicos dos povos indígenas.

No âmbito da cultura corporal os jogos e brincadeiras indígenas apresentam uma variedade imensa de possibilidades de vivências e reflexões significativas para serem estudadas nas aulas de Educação Física. Assim, é de suma importância que nós professores busquemos meios de se informar a respeito dessa cultura em prol de ampliar o nível cultural de nossos educandos.

Desenvolver trabalhos acerca da questão indígena na escola é fazer com que o país conheça a si próprio, oferecendo ao educando condições para estar em contato com as tradições do nosso Brasil, buscando sua valorização, promoção e preservação.

Sugestão de brincadeiras que apresentam elementos da cultura indígena que podem ser desenvolvidas nas aulas de Educação Física : Arranca Mandioca, Disputa de pião, Luta de galo, Jurê, Corrida e pescaria.




Corrida da turma 1º ano C - 2015
Pescaria da turma: 2º ano B - 2015
Pescaria da turma: 2º A - 2015

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